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Unidade Móvel de Tratamento de Água (UMTA)
Água para consumo
#2
Ações Estruturais
11/13
Critérios atendidos
Abrangência:
Entidade Implementadora:

Descrição

A Unidade Móvel de Tratamento de Água (UMTA) de baixa turbidez é uma estação de tratamento de água móvel na qual pode ser rebocada via terrestre por veículos adaptados e trafegar em estradas sem pavimentação. Uma vez instalada é capaz de captar água bruta de mananciais superficiais e/ou subterrâneos, tratando e desinfetando essa água conforme os termos de potabilidade da água para consumo humano vigentes, além de possuir mecanismos para estocar e conservar a água produzida, de forma a viabilizar a sua disponibilização. Sua finalidade é apoiar o abastecimento emergencial de populações vitimadas por desastres naturais e/ou antropogênicos, e em localidades que sofrem com a drástica redução de água dos mananciais (utilizando-se de soluções alternativas como carros-pipa e cisternas) e em localidades afetadas com surtos de DDA (doença diarreica aguda).

Por ser uma unidade móvel ela não possui um custo de implantação e seu custo de manutenção anual varia para cada estado, mas é relativamente baixo pois não exige a contratação de uma empresa terceirizada visto que há um servidor da própria Funasa capaz de exercer tal procedimento. Os materiais que normalmente são substituídos na manutenção são: 120 Metros de mangueira em PVC atóxica de 2" polegadas que suporte pressão de 6 bar; bateria 45 Ampères 12 Volts, bateria 12 Volts específica para o grupo gerador, 10 litros de óleo lubrificante para motor à diesel, 20 litros de óleo diesel, 1 quilo de estopa de limpeza de boa qualidade, 1 litro de thinner, 1 lixa d'água 400 e outras peças que se fizerem necessários no ato da manutenção, sendo necessário no mínimo uma semana para realizar a manutenção. No momento não há previsão de aquisição de novas unidades.

A UMTA opera realizando tratamento em filtração direta e desinfecção da água com baixa turbidez.

Critérios atendidos 11/13

  • ACESSIBILIDADE
  • ALINHAMENTO COM ODS 1,3,4,6 E/OU 11
  • ASPECTOS DE RAÇA E GÊNERO
  • ATENÇÃO COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES
  • BAIXO CUSTO
  • DIFUSÃO SOCIAL
  • EFICIÊNCIA ADMINISTRATIVA
  • FIXAÇÃO NO TERRITÓRIO
  • INICIATIVA EM WASH
  • Intersetorialidade com crianças e adolescentes
  • Intersetorialidade com raça e gênero
  • RESILIÊNCIA CLIMÁTICA
  • SUSTENTABILIDADE
Aspectos de intersetorialidade

 Defesa Civil e as Secretarias de Saúde dos estados e municípios por meio dos Grupos de Resposta em Desastres Estadual (GRD) que  atuam em desastres e na  Gestão de Risco dos estados e municípios.
 

Público-alvo

Populações atingidas por desastres (naturais ou antrópicos).
 

Alcance

8 UMTA com vazão máxima de 12m³.h-¹.

A UMTA é capaz de produzir água segura e potável utilizando matrizes de água bruta, principalmente de fontes e águas subterrâneas, cujo indicador turbidez não ultrapasse 40 UNT (Unidade Nefelométrica de Turbidez), e com vazão de 18 metros cúbicos por cada duas horas de forma batelada, podendo abastecer cerca de 2 mil pessoas/dia.
 

Estratégias de implementação

A utilização das UMTA se dá dentro de um plano de ação mais abrangente e, geralmente implementado em situações de desastres hídricos. Nestas situações, via de regra são adotadas diversas medidas, além da utilização da UMTA. Portanto, não há relatórios específicos contendo resultados de atuação das UMTA.

Estratégias de difusão

Há a composição do Comitê de Gestão de Desastres (CGD) da FUNASA que  possui caráter deliberativo e decisório, com a finalidade de definir as diretrizes e estratégias para implementação desse plano, bem como articular o planejamento e a operacionalização das ações com órgãos envolvidos.

O CGD é composto pelas diretorias dos Departamentos de Saúde Ambiental, de Engenharia de Saúde Pública, de Administração, bem como pelos Superintendentes Estaduais da FUNASA.

Orienta-se a formação de Grupos de Resposta em Desastres Estadual (GRD) e que estes procurem fazer parte dos Comitês de Gestão de Crise Municipais e Estaduais, assim como dos Planos de Emergência e Contingência, para que possam participar das estratégias de trabalho e ter conhecimento dos mecanismos utilizados. Também se propõe que os GRDs sejam parceiros de órgãos e entes locais que atuam em desastres, que participem de capacitações em Desastres e Gestão de Risco que são oferecidas no estado, trabalhando em parceria com a Vigilância Municipal para a legitimação da ação.
 

Estratégias de monitoramento

O custo médio de manutenção por ano de uma UMTA depende da quantidade de vezes que a UMTA necessita de manutenção, podendo ser preventiva, quando existe um cronograma de manutenção, e/ou corretiva, que ocorre durante ou após a utilização da UMTA em uma ação de apoio em situações de desastres naturais e/ou antropogênicos.
 

Mecanismos de financiamento

Recurso da União – Funasa.
O valor de implementação de uma UMTA é aproximadamente R$ 950.000,00 (a  aquisição).

Relação com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
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Informações adicionais

Link para acessar o manual: http://www.funasa.gov.br/documents/20182/38937/Manual+Operacao+Manutencao+UMTA+WEB.pdf/8e39b1ea-393b-416a-8b0e-a8a35dbd295a

Link para Plano de atuação da Funasa em Desastres: http://www.funasa.gov.br/documents/20182/38937/PLANO_Atuacao_Desastres_2018+WEB.pdf/3984cf77-58b4-49b3-b1a5-35d56d62a471

Duas Unidades Móveis de Tratamento de Água

Imagem: Unidade Móvel de Tratamento de Água, Manaus-AM. Fonte: Funasa, 2018.
 

Uma parceria: UNICEF + ABC