Desenvolvido no âmbito da parceria de Cooperação Sul-Sul Trilateral entre Agência Brasileira de Cooperação, do Ministério das Relações Exteriores, e o UNICEF, este documento traz um panorama do setor de saneamento básico no Brasil.
São apresentadas os principais marcos legais, assim como as principais instituições responsáveis pela implementação das políticas e dos serviços de água, saneamento e higiene (WASH) no país, além de iniciativas que mostraram melhorar a qualidade de vida da população e que apresentam grande potencial de serem adaptadas para outras realidades.
As boas práticas destacadas não apenas refletem a dedicação do Brasil à causa da agenda de WASH, mas também oferecem lições valiosas para outras comunidades que enfrentam desafios similares.
O material é fruto de demandas concretas de cooperação recebidas de outros países pela ABC e o UNICEF. Dentre as motivações para esse documento, ressalta-se a demanda crescente de parceiros internacionais por mais informações sobre a forma pela qual o Brasil organiza e implementa seus serviços, programas e políticas no âmbito do setor saneamento básico.
De forma complementar, busca também apoiar parceiros nacionais e internacionais de Cooperação Sul-Sul Trilateral a diversificarem o conjunto de iniciativas brasileiras que possam ser alvo de seu interesse.