Como funcionam as Visitas de Estudo?
As Visitas de Estudo são missões formadas por decisores políticos, especialistas, funcionários públicos e outros representantes de organizações governamentais e não governamentais de países parceiros, que visitam o Brasil para se engajarem em diálogos políticos, lições e práticas compartilhadas in loco ou por meios virtuais, com parceiros brasileiros.
Durante essas visitas, as delegações dos países parceiros, especialistas e funcionários públicos brasileiros participam de oficinas, cursos e diferentes atividades de aprendizado com foco na troca de conhecimento e no desenvolvimento de capacidade em áreas de impacto nos direitos de crianças e suas família. As Visitas de Estudo também podem incluir visitas a locais onde as boas práticas brasileiras estão sendo implementadas.
Visitas de Estudo exigem um planejamento cuidadoso, de forma a assegurar que produzam resultados eficazes de aprendizado. A meta é ampliar o conhecimento e as habilidades dos participantes para que possam pronta e exitosamente adaptar e aplicar estas novas capacidades desenvolvidas, transformando-as em ações no seu trabalho, após seu retorno ao país de origem. O intercâmbio deve estar baseado, portanto, em conhecimentos cuidadosamente escolhidos, metodologias e estratégias de comunicação, levando em conta lacunas de conhecimento, necessidades de aprendizagem e especificidades culturais dos participantes. Uma combinação entre estes requisitos e expectativas, de um lado, e a oferta de práticas e experiências brasileiras, de outro, pode se refletir em um treinamento e material de trocas relevantes e de qualidade, desenvolvidos especificamente para cada parceria de CSST. Com esse objetivo, parceiros brasileiros e do país cooperante trabalharão de perto, com o apoio do UNICEF e da ABC, para planejar e implementar cada componente das Visitas de Estudo.
Esta modalidade não requer um documento de projeto ou uma missão de análise prévia. Entretanto, Termos de Referência de Visitas de Estudo detalhados devem ser preparados e acordados entre as partes com no mínimo 3 meses de antecedência do início da missão. É importante que esses Termos de Referência estabeleçam objetivos claros para a visita, e que, ao final, a atividade seja avaliada de forma conjunta pelas contrapartes dos países envolvidos para que se compreenda se eles foram alcançados. Uma Visita de Estudo também deve prever um plano de monitoramento/follow-up que permita uma avaliação dos resultados e do impacto da missão no médio prazo.