Descrição
No ano de 2018, a Solução simplificada de abastecimento de água - SALTA-z, inscrita no prêmio pelo prefeito de Abaetetuba (PA) ganhou o prêmio MuniCiência Ciclo 2017-2018, uma iniciativa da Confederação Nacional de Municípios e do Projeto UniverCidades. A parceria do projeto ocorre entre o a prefeitura da cidade por concessão da Funasa e aplica-se na comunidade ribeirinha de Maracapucu Caría. À época, a SALTA-z atendeu cerca de 500 residências na comunidade e está sendo expandida para 72 ilhas locais. Devido à Solução, os moradores por ela beneficiados, não manifestaram novos casos de doenças causadas pela água contaminada, como Diarreia, Hepatite A e Febre Tifoide.
A SALTA-z proporciona não apenas acesso à água de qualidade, mas também o
empoderamento e a conscientização das pessoas quanto às responsabilidades social e coletiva, mobilizando pessoas e compartilhando saberes, construindo compromissos e um ambiente saudável para toda a comunidade, formando líderes de si mesmos e cidadãos críticos para benefício do seu local de origem.
Critérios atendidos 12/13
- ACESSIBILIDADE
- ALINHAMENTO COM ODS 1,3,4,6 E/OU 11
- ASPECTOS DE RAÇA E GÊNERO
- ATENÇÃO COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES
- BAIXO CUSTO
- DIFUSÃO SOCIAL
- EFICIÊNCIA ADMINISTRATIVA
- FIXAÇÃO NO TERRITÓRIO
- INICIATIVA EM WASH
- Intersetorialidade com crianças e adolescentes
- Intersetorialidade com raça e gênero
- RESILIÊNCIA CLIMÁTICA
- SUSTENTABILIDADE
Atua em conjunto com a gestão municipal de Abaetetuba-PA
O público-alvo são comunidades que não têm acesso à água potável. Diante disso a iniciativa atinge diretamente crianças e adolescentes, mas ainda não é possível indicar quantitativos.
Dados de 2022 apontam que o projeto atinge aproximadamente 75.394 pessoas no município de Abaetetuba-PA.
Em Abaetetuba-PA, o projeto foi iniciado em 2018, com a perspectiva de ser sistematicamente aplicada por meio das políticas públicas de saneamento rural.
Estabelecimento de Acordo de Cooperação Técnica entre a prefeitura e a Funasa.
O projeto SALTA-z foi apresentado a partir da manifestação de interesse por parte do município, por meio de reuniões de mobilização e capacitação (oficinas).
No ano de 2021, foram realizadas oficinas de atualização sobre o monitoramento das SALTA-Z instaladas no município de Abaetetuba-PA, com o intuito de sensibilizar a nova gestão e dar sustentabilidade ao projeto.
As oficinas foram coordenadas e ministradas pela Funasa, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente (Semeia) e a Secretaria Municipal de Agricultura (Semagri). O público das oficinas foram os operadores de unidades já instaladas no município.
Estabelecimento de Acordo de Cooperação Técnica (ACT) entre Funasa e a prefeitura municipal de Abaetetuba-PA.