Skip to main content
Sistema Nacional de Informações em Saneamento Básico (SNIS)
Água para consumo
+3
#1
Estratégias de Governança
9/13
Critérios atendidos
Abrangência:

Descrição

A Política Nacional de Saneamento criou o SNIS com os seguintes objetivos:
i) Coletar e sistematizar dados relativos às condições da prestação dos serviços públicos de saneamento básico;
ii) Disponibilizar estatísticas, indicadores e outras informações relevantes para a caracterização da demanda e da oferta de serviços públicos de saneamento básico; 
iii) Permitir e facilitar o monitoramento e avaliação da eficiência e da eficácia da prestação dos serviços de saneamento básico. (BRASIL, 2007).

No Brasil, já são sistematizados dados de parte do setor Saneamento desde 1995, entretanto o Sistema atual permitiu uma ampliação de escopo e disponibiliza informações de caráter operacional, gerencial, financeiro e de qualidade, sobre a prestação de serviços de água e de esgotos e sobre os serviços de manejo de resíduos sólidos urbanos.

Os dados são coletados diretamente dos municípios e, através do site  do Sistema é possível acessar relatórios temáticos sobre o Abastecimento de água, o Esgotamento Sanitário, Manejo dos Resíduos Sólidos e Manejo das Águas Pluviais. Essas informações são fundamentais para embasar as políticas do setor, bem como as estratégias da gestão pública para o provimento e aprimoramento das áreas de WASH no Brasil.

O sistema reúne informações de caráter institucional, administrativo, operacional, gerencial, econômico-financeiro, contábil e de qualidade da prestação de serviços de saneamento básico em áreas urbanas das quatro componentes do saneamento básico.

 

Critérios atendidos 9/13

  • ACESSIBILIDADE
  • ALINHAMENTO COM ODS 1,3,4,6 E/OU 11
  • ASPECTOS DE RAÇA E GÊNERO
  • ATENÇÃO COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES
  • BAIXO CUSTO
  • DIFUSÃO SOCIAL
  • EFICIÊNCIA ADMINISTRATIVA
  • FIXAÇÃO NO TERRITÓRIO
  • INICIATIVA EM WASH
  • Intersetorialidade com crianças e adolescentes
  • Intersetorialidade com raça e gênero
  • RESILIÊNCIA CLIMÁTICA
  • SUSTENTABILIDADE
Aspectos de intersetorialidade

Os dados do SNIS são fornecidos pelas secretarias municipais atuantes no setor Saneamento Básico. Todos os dados desse sistema embasam as políticas das instituições atuantes no setor: Fundação Nacional de Saúde (FUNASA/MS); Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI/MS, Secretaria de vigilância em Saúde (SVS); Agência Nacional das Águas e do Saneamento (ANA); Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA/MMA).

Público-alvo

Gestores federais, Gestores estaduais, Gestores municipais, Sociedade civil, Empresas privadas do setor Saneamento Básico.

Alcance

Nacional  (atualmente: 5351 municípios).

Duração

Desde 1996.

Estratégias de implementação

Os municípios têm a responsabilidade de preencher os formulários do SNIS periodicamente.

O ciclo de coleta de dados é anual. Inicia em abril, após o fechamento dos balanços das empresas do setor, com a liberação do aplicativo para os prestadores e/ou municípios, responsáveis pela operação dos serviços de saneamento iniciarem o preenchimento das informações.

O preenchimento dos formulários é apoiado por uma equipe técnica, que também valida, em duas etapas, os dados coletados. Com a consolidação das informações, são calculados indicadores de cada componente, elaborados e publicados os Diagnósticos. 


O preenchimento condiciona os municípios a acessarem Programas Federais.
 

Estratégias de difusão

A partir do ano de 2019, o SNIS passa a divulgar o Painel de Informações sobre Saneamento que traz um panorama do setor e permite que as principais informações e indicadores sejam acessados de forma interativa.

 

Estratégias de monitoramento

Os dados do SNIS são coletados anualmente e são revisados por equipe técnica do MDR, e esses dados embasam os relatórios de monitoramento de todos os planos de gestão do setor saneamento básico.

Relação com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
ods
ods
ods
Uma parceria: UNICEF + ABC