Descrição
Experiência piloto
O Twetland é a junção de duas tecnologias: o tanque de evapotranspiração (TEVap), permite um melhor e maior tratamento de efluentes de esgoto e reúso da água + o Wetland que é um sistema de filtração com plantas, que usa determinado substrato e plantas macrófitas para absorver os nutrientes e tratar os efluentes.
O Twetland, além de juntar o TEVap e o Wetland, os pesquisadores criaram um sistema de drenagem e realizaram a adaptação do dimensionamento do tanque para tratamento de efluentes de esgoto. A maior diferença do modelo desenvolvido é que o Twetland gera água para reúso após o tratamento do efluente.
Um tanque de evapotranspiração é um tipo de fossa ecológica. O tanque escavado no solo é impermeabilizado e preenchido com camadas de diferentes substratos, como areia e brita, e coberto por vegetais de crescimento rápido, bananeiras ou mamoeiros. O TEVap faz o tratamento adequado do esgoto doméstico com degradação da matéria orgânica por microrganismos, com a redução ou remoção da contaminação do ambiente feita por organismos vivos; além de filtragem física, absorção de nutrientes pelas plantas e evapotranspiração da água.
O uso de ecofossas é adequado tanto para a área urbana quanto para a área rural, mas deve ser limitado ao tratamento de esgoto doméstico
Critérios atendidos 8/13
- ACESSIBILIDADE
- ALINHAMENTO COM ODS 1,3,4,6 E/OU 11
- ASPECTOS DE RAÇA E GÊNERO
- ATENÇÃO COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES
- BAIXO CUSTO
- DIFUSÃO SOCIAL
- EFICIÊNCIA ADMINISTRATIVA
- FIXAÇÃO NO TERRITÓRIO
- INICIATIVA EM WASH
- Intersetorialidade com crianças e adolescentes
- Intersetorialidade com raça e gênero
- RESILIÊNCIA CLIMÁTICA
- SUSTENTABILIDADE
Comunidade rural
Comunidade rural
Projeto piloto alcançou 610 casas no município de Bananeiras -PB
Iniciado em 2022
Haverá a construção de quatro equipamentos – nos municípios de Alhandra, Boqueirão, Congo e Solânea –, localizados em quatro regiões diferentes do Estado da Paraíba, para verificar a eficiência do sistema e a qualidade do efluente, em tipos diferentes de solo, a fim de identificar os tipos de reúso possíveis para a água tratada.
Pareceria com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), com registro de patente encaminhada, que prevê quatro equipamentos nos municípios de: Alhandra, Boqueirão, Congo e Solânea, localizados em quatro regiões diferentes do Estado, para verificar a eficiência do sistema e a qualidade dos efluentes, em tipos diferentes de solo, a fim de identificar os tipos de reúso possíveis para a água tratada.
O projeto de implantação dos 4 pilotos estão sendo custeados no âmbito do TED entre Funasa e UFPB que têm o objetivo "elaborar e implantar os Planos de Segurança da Água (PSA) dos Sistemas de Abastecimento de Água (SAAs) localizados em 08 (oito) municípios do Estado da Paraíba, visando à adequação metodológica e promoção de ações estruturantes relacionadas ao saneamento e/ou a saúde ambiental."