Pular para o conteúdo principal
Programa de Qualificação de Agente Indígena de Saúde (AIS) e Agente Indígena de Saneamento (AISAN)
Água para consumo
+3
#1
Estratégias de Governança
9/13
Critérios atendidos
Abrangência:

Descrição

Com o intuito de implementar a contento as diretrizes apontadas pela PNASPI, compreendeu-se importância de um programa para a qualificação dos agentes de saúde atuantes para as comunidades indígenas. Nesse contexto surge o Programa de qualificação de agente Indígena de Saúde (AIS) e Agente Indígena de saneamento (AISAN), sendo elaborados por i) especialistas da área de saúde indígena; ii) professores de Escolas Técnicas do Sistema Único de Saúde (ET- SUS); iii) trabalhadores da Saúde Indígena e iv) Gestor do Conselho Distrital de Saúde Indígena (CONDISI).

O programa constitui-se em: [...] uma estratégia que visa favorecer a apropriação, pelos povos indígenas, de conhecimentos e recursos técnicos da medicina ocidental, não de modo a substituir, mas de somar ao acervo de terapias e outras práticas culturais próprias, tradicionais ou não. (BRASIL, 2018)

Destaca-se aqui que as ações do AISAN compreendem “ações/intervenções no campo da vigilância e do saneamento ambiental (operação/manutenção dos sistemas de abastecimento de água; preservação de mananciais; destinação de resíduos sólidos das aldeias), e também de orientação/educação ambiental e em saúde, [...]cria possibilidades de melhoria do saneamento ambiental e amplia a mobilização da comunidade para as ações de saneamento e sua relação com a natureza”. (BRASIL, 2018)

Os AIS e os AISAN estão distribuídos em todas as regiões do país e contribuem significa ativamente para os avanços e as melhorias da saúde dos povos indígenas brasileiros, principalmente nas ações voltadas à redução da mortalidade infantil, cobertura pré-natal, melhorias nas condições sanitárias, acesso à água de qualidade, acompanhamento das crianças, vacinação e vigilância à saúde da população indígena em geral.

Critérios atendidos 9/13

  • ACESSIBILIDADE
  • ALINHAMENTO COM ODS 1,3,4,6 E/OU 11
  • ASPECTOS DE RAÇA E GÊNERO
  • ATENÇÃO COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES
  • BAIXO CUSTO
  • DIFUSÃO SOCIAL
  • EFICIÊNCIA ADMINISTRATIVA
  • FIXAÇÃO NO TERRITÓRIO
  • INICIATIVA EM WASH
  • Intersetorialidade com crianças e adolescentes
  • Intersetorialidade com raça e gênero
  • RESILIÊNCIA CLIMÁTICA
  • SUSTENTABILIDADE
Aspectos de intersetorialidade

 A SESAI articula-se com os Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs) e estes também são apoiados  pelas secretarias municipais e estaduais de Saúde, além da Secretara de Vigilância em Saúde.
 

Público-alvo

 A SESAI articula-se com os Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs) e estes também são apoiados  pelas secretarias municipais e estaduais de Saúde, além da Secretara de Vigilância em Saúde.
 

Alcance

Nacional: 34 Distritos Sanitários Especial Indígena (DSEI)

Duração

Tempo indeterminado.

Estratégias de implementação

No âmbito na PNASPI cada DSEI possui uma Equipe Multidisciplinar de Saúde Indígena, (EMSI).  As EMSI atendem nos postos de saúde das aldeias e nos Polos Base. Um conjunto de postos de saúde de diferentes aldeias estão ligados a um Polo Base.
O Polo Base coordena o trabalho das EMSI, e os AIS e AISAN fazem parte desta equipe sendo estes o principal elo entre a  população indígena e a equipe.

Estratégias de difusão

Os  AIS ou AISAN, como articulador entre os membros da comunidade e demais profissionais de saúde e os serviços, requer um conhecimento da vida cotidiana das pessoas, que permite valorizar e respeitar valores e culturas locais.

é importante que os AIS e AISAN conheçam todas as pessoas e instituições que desenvolvem ações políticas no território.

Relação com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
ods
ods
ods
Uma parceria: UNICEF + ABC