Pular para o conteúdo principal
Sistema Integrado de Saneamento Rural (SISAR)
Água para consumo
#2
Ações Estruturais
11/13
Critérios atendidos
Abrangência:
Entidade Implementadora:

Descrição

O Sisar é uma federação de associações que, através de contribuição mensal, financia uma estrutura responsável pela manutenção de seus sistemas de abastecimento de água, fornecimento de insumos (material para manutenção e tratamento), e capacitação social.

A gestão do sistema é compartilhada entre Associação e Sisar. O Sisar supre as carências técnicas, administrativas e sociais da comunidade, que solicita seus serviços quando esta não tem conhecimentos suficientes, como para a realização de manutenção de um conjunto motor-bomba, por exemplo.

O Sisar foi desenvolvido para facilitar o desenvolvimento e manutenção dos sistemas implantados pela Cagece de forma autossustentável. Assim, é um sistema alternativo que utiliza a associação comunitária na gestão dos sistemas, reduzindo os custos e viabilizando a gestão dos mesmos.

Cabe destacar que em 2018 o Modelo de Gestão Sistema Integrado de Saneamento Rural (Sisar) foi vencedor do Prêmio ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável) Brasil, na categoria “Organização sem fins lucrativos”. Esse prêmio foi uma inciativa do governo federal brasileir para incentivar, valorizar e dar visibilidade a práticas que contribuam para o alcance das metas da Agenda 2030 em todo o território nacional.

Critérios atendidos 11/13

  • ACESSIBILIDADE
  • ALINHAMENTO COM ODS 1,3,4,6 E/OU 11
  • ASPECTOS DE RAÇA E GÊNERO
  • ATENÇÃO COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES
  • BAIXO CUSTO
  • DIFUSÃO SOCIAL
  • EFICIÊNCIA ADMINISTRATIVA
  • FIXAÇÃO NO TERRITÓRIO
  • INICIATIVA EM WASH
  • Intersetorialidade com crianças e adolescentes
  • Intersetorialidade com raça e gênero
  • RESILIÊNCIA CLIMÁTICA
  • SUSTENTABILIDADE
Aspectos de intersetorialidade

Os sistemas de abastecimento de água são construídos pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário  e pela Secretaria das cidades do Estado do Ceará no âmbito do Programa São José e Programa Águas do Sertão.
O SISAR também é parceiro da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) e da Fundação Nacional de Saúde (Funasa)
 

Público-alvo

Comunidade rural do Estado do Ceará

Alcance

165 municípios do Estado do Ceará, mais de 900 mil pessoas

Duração

Desde 1996

Estratégias de implementação

O  Programa São José e Programa Águas do Sertão da Secretarias do Desenvolvimento Agrário e das Cidades  entrega os equipamentos de tratamento da água  para que as associações de moradores de cada localidade passe a operá-los. Depois de perfurado o poço profundo e instaladas a estação de tratamento e a rede de distribuição de água, a Cagece continua orientando esse processo por meio da Gerência de Saneamento Rural (Gesar).

O diferencial deste modelo de gestão está no fato dos usuários serem ao mesmo tempo que beneficiários do serviço de abastecimento de água, também sejam responsáveis pela gestão do sistema através da representação da associação local junto ao SISAR, assim acaba com a postura paternalista/assistencialista e deficitária, mudando para uma solução simples e viável.

A gestão do modelo é compartilhada sendo de responsabilidade do Instituto SISAR a manutenção do sistema, capacitação da comunidade, gestão institucional e desenvolvimento do modelo. Já as atribuições da Comunidade são: gerenciar a associação,
participa da gestão do Sisar, operação do Sistema local.

Algumas das tecnologias adotadas pelo SISAR   para o tratamento da água são:
• Flocodecantador manta de lodo;
• Ultrafiltrarão;
• Osmose Reversa;
• Troca Iônica;
• Ozônio;
• Fábrica de Cloro;
• Filtro Lento

Além das alternativas para tratamento de água, o SISAR também se adequa à adaptações para torná-lo cada vez mais sustentável. Dessa forma,  também ocorrem alternativas quanto ao modo de abstecimento energético e em relaçaõ aos insumos de manutenção. Em algumas localidades, já se utiliza o abstecimento energético do sistema por  meio de energia solar captada através de placas fotovoltaicas. Outra alternativa bem sucedida em determinados municípios é o uso de uma "fábrica de Cloro", cuja trasforma o sal de cozinha em Hipoclorito de Sódio, que pode ser utilizado de forma eficaz para a desinfecção da água. 
 

Estratégias de difusão

▪As comunidades beneficiadas pelo projeto recebem palestras de educação sanitária, uso racional dos recursos hídricos e outras atividades relativas à capacitação social.

▪O modelo de gestão Sisar pode ser implementado em qualquer estado que disponha de subsídio inicial para montagem da estrutura física e possa prover o acompanhamento da gestão.

Estratégias de monitoramento

A Gerência de Saneamento Rural (Gesar) foi criada pela Cagece para realizar orientação e realiza fiscalização das unidades, com planejamento estratégico e metas.
 

Mecanismos de financiamento

Os recursos para construção dos sistemas são provenientes de parcerias com o Ministério da Integração Nacional, o banco alemão KfW, o Projeto São José, do Governo do Ceará, e a Fundação Nacional de Saúde (Funasa).

Além dos recursos públicos o Sisar possui parceirias com entidades privadas que apoiam o projeto com tecnologia, conhecimento, recursos pessoais e financeiro.

O Sisar é uma federação de associações que, através de contribuição mensal, financia uma estrutura responsável pela manutenção de seus sistemas, fornecimento de insumos (material para manutenção e tratamento), e capacitação social. A contribuição mensal de cada usuária pode obter variação a depender da região, mas tem-se o valor médio de R$12,00 por 10 mil litros de água (SISAR, 2019).
 

Relação com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
ods
ods
ods
Informações adicionais

Site do Sistema Integrado de Saneamento Rural

Modelo SISAR em Jaguaruana-CE
Modelo SISAR em Jaguaruana-CE. Fonte: Cagece

 

Uma parceria: UNICEF + ABC