Descrição
Com o intuito de implementar a contento as diretrizes apontadas pela PNASPI, compreendeu-se importância de um programa para a qualificação dos agentes de saúde atuantes para as comunidades indígenas. Nesse contexto surge o Programa de qualificação de agente Indígena de Saúde (AIS) e Agente Indígena de saneamento (AISAN), sendo elaborados por i) especialistas da área de saúde indígena; ii) professores de Escolas Técnicas do Sistema Único de Saúde (ET- SUS); iii) trabalhadores da Saúde Indígena e iv) Gestor do Conselho Distrital de Saúde Indígena (CONDISI).
O programa constitui-se em: [...] uma estratégia que visa favorecer a apropriação, pelos povos indígenas, de conhecimentos e recursos técnicos da medicina ocidental, não de modo a substituir, mas de somar ao acervo de terapias e outras práticas culturais próprias, tradicionais ou não. (BRASIL, 2018)
Destaca-se aqui que as ações do AISAN compreendem “ações/intervenções no campo da vigilância e do saneamento ambiental (operação/manutenção dos sistemas de abastecimento de água; preservação de mananciais; destinação de resíduos sólidos das aldeias), e também de orientação/educação ambiental e em saúde, [...]cria possibilidades de melhoria do saneamento ambiental e amplia a mobilização da comunidade para as ações de saneamento e sua relação com a natureza”. (BRASIL, 2018)
Os AIS e os AISAN estão distribuídos em todas as regiões do país e contribuem significa ativamente para os avanços e as melhorias da saúde dos povos indígenas brasileiros, principalmente nas ações voltadas à redução da mortalidade infantil, cobertura pré-natal, melhorias nas condições sanitárias, acesso à água de qualidade, acompanhamento das crianças, vacinação e vigilância à saúde da população indígena em geral.
Critérios atendidos 9/13
- ACESSIBILIDADE
- ALINHAMENTO COM ODS 1,3,4,6 E/OU 11
- ASPECTOS DE RAÇA E GÊNERO
- ATENÇÃO COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES
- BAIXO CUSTO
- DIFUSÃO SOCIAL
- EFICIÊNCIA ADMINISTRATIVA
- FIXAÇÃO NO TERRITÓRIO
- INICIATIVA EM WASH
- Intersetorialidade com crianças e adolescentes
- Intersetorialidade com raça e gênero
- RESILIÊNCIA CLIMÁTICA
- SUSTENTABILIDADE
A SESAI articula-se com os Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs) e estes também são apoiados pelas secretarias municipais e estaduais de Saúde, além da Secretara de Vigilância em Saúde.
A SESAI articula-se com os Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs) e estes também são apoiados pelas secretarias municipais e estaduais de Saúde, além da Secretara de Vigilância em Saúde.
Nacional: 34 Distritos Sanitários Especial Indígena (DSEI)
Tempo indeterminado.
No âmbito na PNASPI cada DSEI possui uma Equipe Multidisciplinar de Saúde Indígena, (EMSI). As EMSI atendem nos postos de saúde das aldeias e nos Polos Base. Um conjunto de postos de saúde de diferentes aldeias estão ligados a um Polo Base.
O Polo Base coordena o trabalho das EMSI, e os AIS e AISAN fazem parte desta equipe sendo estes o principal elo entre a população indígena e a equipe.
Os AIS ou AISAN, como articulador entre os membros da comunidade e demais profissionais de saúde e os serviços, requer um conhecimento da vida cotidiana das pessoas, que permite valorizar e respeitar valores e culturas locais.
é importante que os AIS e AISAN conheçam todas as pessoas e instituições que desenvolvem ações políticas no território.