Na modalidade projeto, o UNICEF e a ABC facilitam alianças entre o Brasil e outros países em desenvolvimento, para promover o desenvolvimento de capacidade nos países parceiros, para formular e implementar políticas em áreas prioritárias ao avanço na realização dos direitos decrianças e suas famílias (conforme termos da CDC e CEDCM).
Os Projetos são desenhados de acordo com os princípios gerais da CSS, e o Programa Nacional acordado entre o UNICEF e as autoridades nacionais do país parceiro.
O fortalecimento institucional e outras estratégias de desenvolvimento de capacidade técnica e funcional estão associados à troca de conhecimentos e a metodologias de aprendizagem mútua, sob a estrutura de um Documento de Projeto, a ser formulado e implementado em conjunto e em observância aos princípios da CSS. O documento do projeto posteriormente se torna o quadro de referência técnica, operacional e administrativa para a parceria de CSST.
A colaboração nessa modalidade deve ser pensada visando o desenvolvimento de capacidades para políticas sustentáveis e de caráter institucional, organizacional e de construção de redes. Com esse intuito, os projetos/programas CSST fazem uso dos seguintes meios de implementação:
- Desenvolvimento de capacidades por meio de cursos, seminários, treinamentos e oficinas;
- Construção de parcerias multilaterais;
- Desenvolvimento e aplicação de metodologias, expertise técnica, estratégias e abordagens para melhorar processos de políticas;
- (Re)modelagem de estruturas organizacionais, métodos de gestão e ferramentas administrativas;
- Estudos técnicos e análise; guias, manuais, brochuras e outros materiais educacionais de compartilhamento de conhecimento;
- Provisão, aquisição e transferência de equipamento(s) (contanto que considerado(s) necessário(s) para atingir os objetivos de desenvolvimento de capacidades).