Descrição
Experiência piloto.
O projeto visa a realização de uma pesquisa acerca da temática do Saneamento rural e as questões de gênero. O objetivo da FUNASA através das ações do projeto é a implementação de uma estratégia de integração de gênero em suas políticas e práticas relacionadas à água e saneamento, a fim de alcançar resultados mensuráveis e impacto positivo na vida de mulheres e homens na zona rural. Isso, por sua vez, fará uma contribuição essencial para a realização das metas e diretrizes do PSBR, além de contribuir para a contextualização dos indicadores de gênero do ODS 6 (da ONU) – Água e Saneamento.
O projeto segue a diretriz número 6 do Programa Saneamento Brasil Rural (PSBR) que versa sobre "fortalecer o poder de decisão das mulheres e reconhecer sua participação do Saneamento rural", assim o projeto tem os objetivos de:
i) coletar dados desagregados por sexo, metodologias e ferramentas para sua análise afim da obtenção de indicadores representativos;
ii) desenvolvimento das capacidades dos líderes institucionais da FUNASA e seus parceiros no setor, sobre a pauta de gênero, através de treinamentos/workshops;
iii) promover ações de educação, comunicação e capacitação local para apoio e disseminação de informações de gênero para a população rural.
Destaca-se que um dos três eixos do projeto é o de capacitações rurais às mulheres da região acerca de instrumentos de saneamento: fossas ecológicas, reuso de água de chuva, questões de gênero, reuso resíduos sólidos e águas cinzas.
Critérios atendidos 10/13
- ACESSIBILIDADE
- ALINHAMENTO COM ODS 1,3,4,6 E/OU 11
- ASPECTOS DE RAÇA E GÊNERO
- ATENÇÃO COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES
- BAIXO CUSTO
- DIFUSÃO SOCIAL
- EFICIÊNCIA ADMINISTRATIVA
- FIXAÇÃO NO TERRITÓRIO
- INICIATIVA EM WASH
- Intersetorialidade com crianças e adolescentes
- Intersetorialidade com raça e gênero
- RESILIÊNCIA CLIMÁTICA
- SUSTENTABILIDADE
Os recursos financeiros do projeto são subsidiados pelo projeto de Cooperação Técnica Internacional entre Funasa e Funasa e a Organização dos estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI).
Para realização da coleta de dados da pesquisa, os técnicos da Funasa irão se articular junto às Secretários de Educação, Saúde, Meio Ambiente, Saneamento dos municípios e dos Estados envolvidos com o projeto. Também serão fonte de dados para a pesquisa as Companhias de Água e Esgoto de cada estado, Representantes do Ministério Público.
Haverá interlocução direta com a Universidades local acerca da capacitação sobre a metodologia a ser aplicada em Fossas ecológicas que tem origem em pesquisas realizadas pela instituição de ensino pública
Mulheres residentes das áreas rurais da região CISCO e região da Amazonia Legal a definir.
Microrregião do Cariri Ocidental/Paraíba
Consórcio Intermunicipal de Saúde do Cariri Ocidental (CISCO) na Paraíba composto por 18 municípios:
Amparo, Camalaú, Caraúbas, Congo, Coxixola, Gurjão, Livramento, Monteiro, Ouro
Velho, Parari, Prata, São José dos Cordeiros, São João do Tigre, São Sebastião do
Umbuzeiro, São João do Cariri, Serra Branca, Sumé e Zabelê
Municípios da Região da Amazonia Legal ainda serão definidos
Serão atingidas 500 mulheres rurais por temática de capacitação, sendo ao todo 2500 mulheres atingidas pelo projeto.
Mulheres residentes das áreas rurais da região CISCO e região da Amazonia Legal a definir.
Desde 2022. (Previsão:1 ano)
Medição periódica de:
- número de propostas de planos de articulação que foram elaborados;
- termo de referência para pesquisa de gênero ou trabalho de consultoria;
- número de e-mails enviados;
- número de mulheres em comitês;
- número de sessões de treinamento;
- número de reuniões organizadas.
Realizar mapeamento de resultados
O recurso para implementação faz parte do Projeto de Cooperação Técnica Internacional "Projeto OEI/BRA/17/005", entre a Funasa e a Organização dos estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) denominado; “Fortalecimento da Capacidade Institucional da Funasa em Saúde Ambiental com Ênfase em Ações de Educação”.